quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"Perdidos na Biblioteca"

    Na segunda-feira, realizámos a actividade "Perdidos na Biblioteca". Com esta actividade pretendíamos obter pesquisa bibliográfica, pois apesar do contributo da internet nos nossos tempos ser muito grande é um facto que os livros são aquilo que faz um trabalho de pesquisa brilhar. Assim, durante este dia visitámos a biblioteca, navegando no mar de livros no qual procedemos a algumas actividades, nomeadamente a escolha de palavras-chave relacionadas com o tema do trabalho, a consulta de dicionários e enciclopédias (no nosso caso médicas), de forma a procurar pistas que nos auxiliassem no desenvolvimento das nossas ideias e, ainda, verificar a existência de referências bibliográficas importantes para o tema, fazendo o registo destas.

    Apesar da actividade ter sido bastante interessante e produtiva, o grupo não conseguiu retirar toda a informação necessária dos livros consultados, pelo que consideramos essencial uma nova visita à biblioteca.

    Ao contrário do que foi noticiado no post anterior, amanhã, quinta-feira, não realizaremos a primeira apresentação do nosso projecto à turma, pois criámos uma página de facebook, que podem visitar em www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100001762327525 e alterámos um pouco o power point, devido à actividade mencionada

   Durante o decorrer desta semana recebemos, ainda, a resposta do Gabinete de Apoio ao Jovem, que marcou uma reunião com o grupo no dia 19 de Novembro durante a manhã, ou seja, durante o horário de aulas, pelo que lhe enviámos um e-mail, de forma a que a reunião fosse alterada para uma segunda-feira à tarde, cuja resposta aguardamos.

   Esperando que tudo corra como planeado e que continuem a seguir o nosso blog,
   Saudáveis.com

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Relatório de projecto

    O nosso primeiro relatório foi feito durante o decorrer desta semana, bem como o envio de e-mails para o Gabinete de Apoio ao Jovem de Setúbal e às Enfermeiras Especialistas em Saúde Infantil e Pediatria (EESIP) M. J. e M. E.. O relatório foi muito trabalhoso, porque exigiu a reunião do grupo durante o fim-de-semana, no entanto conseguimos acabá-lo e julgamos estar de acordo com os critérios da Professora Carol.

 
    Para a próxima semana temos planeada uma actividade na Biblioteca Municipal do Barreiro, designada "Perdidos na Biblioteca", que se realizará na próxima segunda-feira e a qual aprofundaremos no próximo post, bem como uma apresentação à turma sobre o tema e os objectivos do trabalho, que ocorrerá na próxima quinta-feira, para a qual vamos preparar um power point.


    O grupo vai aumentar, a partir deste momento, a pesquisa bibliográfica, com o objectivo de possuir conhecimentos suficientes para realizar o trabalho de projecto, que deve ser apresentado até ao final do primeiro período.Para a semana estaremos de volta com mais novidades.
    As EESIP já responderam aos e-mails enviados, mostrando-se bastante disponíveis para colaborar com o grupo. Continuamos à espera da resposta do Gabinete de Apoio ao Jovem, que esperamos ser positiva.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

1º relatório de grupo

    Na aula passada, 5ª feira, foi-nos entregue pela professora uma ficha de orientação para a realização do 1º relatório de grupo. Neste documento devem ser abordados os seguintes tópicos:
                - Introdução, onde constará o que é um relatório e um projecto;                  
                - O motivo da escolha do grupo e do tema;  
                - Metodologias a utilizar e objectivos futuros;
                - Contactos já efectuados e recursos externos;
                - Conclusão;
                - Anexos.
    
    Para a concretização deste relatório, encontrar-nos-emos no fim-de-semana para dividir tarefas e trabalhar em conjunto, de modo a realizar todos os assuntos acima referidos.
    Como nos foi sugerido pela orientadora do projecto, professora Carol, procedemos a alterações gráficas no blog, uma vez que os posts estavam poucos legíveis.
    Apesar de termos pensado elaborar uma carta à Direcção da escola, onde pediríamos autorização para realizar algumas actividades do nosso trabalho, achámos prematuro o seu desenvolvimento, uma vez que ainda não trabalhámos suficientemente o suporte teórico.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Planificação das Actividades

    Durante esta semana, dividimos as tarefas e contactámos a professora S., que em nome do grupo de Promoção de Saúde da ESSA, se mostrou disponível para nos auxiliar, fornecendo-nos folhetos informativos e contactos.
    Iniciámos o planeamento das tarefas a realizar no 2º período, nomeadamente: folhetos, jornais, palestras e a sua divulgação, inquéritos, visitas a instituições/espaços jovens, a realização de uma festa saudável e a escolha dos livro e filme do mês, inseridos no nosso tema, com exposição na biblioteca da escola.
    Por motivo de incompatibilidade horária, dividimos a pesquisa bibliográfica em duas partes: estilos de vida e desenvolvimento do adolescente, trabalhados respectivamente pela Filipa e o Miguel e pela Andreia e a Tânia.
    Na próxima semana realizaremos o nosso primeiro relatório do grupo e iremos elaborar uma carta para a Direcção, na qual pediremos autorização para a realização das actividades acima descritas.
  

    Até ao próximo post :D

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Bases do Projecto

     O tema do nosso trabalho é “Adolescência: correr riscos sem risco”, no âmbito da promoção da saúde dos jovens. A escolha deste tema relacionou-se com o facto de sermos um grupo de adolescentes que está inserido num meio em que os jovens não têm consciência dos riscos que correm e são muito influenciados pelo ambiente que os rodeia. Assim, apesar de sabermos que é próprio do adolescente arriscar temos como objectivo, ao realizar este projecto, minimizar os possíveis erros adventos desses riscos e as suas consequências.
    Torna-se, então, indispensável ponderar as múltiplas variáveis que influenciem a saúde do jovem. Segundo a OMS, as determinantes da saúde do adolescente podem ser agrupadas em factores de ordem socioeconómica, estilos de vida e ambiente físico. No primeiro grupo, enquadram-se variáveis como o grau de desenvolvimento de uma comunidade, a pobreza, o emprego, a educação ou o stresse; no segundo, a alimentação, a actividade física, o consumo de tabaco, álcool e drogas; no que respeita ao ambiente físico, aspectos como a qualidade do ar e da água, a segurança alimentar, a habitação, o trabalho, os transportes e a exposição a radiações ionizantes.


    A Direcção Geral da Saúde desenvolveu algumas iniciativas com o objectivo de promover a saúde juvenil, das quais destacamos a formalização da rede nacional de escolas promotoras de saúde. Fomos informados de que este projecto estava a ser desenvolvido na nossa escola, por isso propomo-nos a ser os impulsionadores do mesmo no nosso espaço escolar, com o objectivo de despertar os jovens para os riscos que os rodeiam, desenvolvendo estratégias que favoreçam a adopção e a manutenção de estilos de vida promotores de saúde.
    Com este projecto pretendemos alertar os jovens através da realização de folhetos, posters, jornais, blog e palestras, tanto dentro como fora do espaço escolar. Gostaríamos, ainda, de realizar algumas entrevistas a técnicos de saúde e visitas a espaços de atendimento a adolescentes, divulgando os locais mais apropriados para este efeito. Pretendemos também efectuar um inquérito aos alunos da Escola Secundária de Santo André, de forma a concluir se estes reconhecem os riscos próprios da adolescência.